54 3459-1157
54 2102-7263
salini@salini.tur.br

Notícias

Dezembro
30

Dando nome as uvas



DANDO NOMES AS UVAS

Categoria: a história do vinho Com origens controversas, algumas científicas, outras mitológicas, os nomes das uvas têm suas histórias e lendas. Levantamos algumas delas... Ah, e caso queira encontrar mais informações sobre cada cepa no próprio Tintos&Tantos, basta clicar nos títulos!

Cabernet Sauvignon Como sabemos, Cabernet Sauvignon é a rainha das castas tintas, capaz de crescer e dar frutos em quase todos os climas. Cabernet vem de “caverna”, e Sauvignon, de “selvagem”. Em outras palavras, Cabernet Sauvignon é "o selvagem das cavernas". Fato irônico: esta uva é mais moderna do que se acredita, e é o produto de um cruzamento entre a branca Sauvignon Blanc e a tinta Cabernet Franc, por volta do século 16.

 Merlot A palavra “merlot” significa pequeno “merle”, ou melro, em francês. Melros são pequenos pássaros pretos, comuns na Europa. O termo talvez tenha se originado na comparação da cor preto-azulada das uvas maduras com a dessa ave, ou na forma como os melros gostam de comer essas uvas antes da colheita, sendo considerados uma das pragas da vinha, pelos enólogos.

Tempranillo Na Espanha, onde é amplamente cultivada, essa é uma das uvas que primeiro amadurece. Seu nome deriva justamente de sua precoce maturação: precoce, em espanhol, diz-se “temprana”. Pinot Noir O cacho desta uva, por parecer um pinheiro de ponta-cabeça no meio da vinha, ganhou dos franceses esse nome, que literalmente significa “pinheiro negro”. Tannat Diz a lenda que foi a alta concentração de taninos dessa uva que motivou a escolha de seu nome. Petit Verdot O cacho dessa uva é pequeno, e de amadurecimento tardio, mantendo um leve tom verde. Portanto, Petit Verdot... Sangiovese O nome desta cepa italiana provavelmente foi dado pelos antigos romanos.

De origem latina (“Sanguis Jovis”), significa “Sangue de Júpiter”. Syrah Uma das uvas mais antigas do mundo, a lenda conta que seu nome remonta ao rei Persa Djemchid, que nomeou a bebida como “Darou-é-Shah”, que quer dizer o “remédio do rei”.

 Malbec Um húngaro chamado Malbek foi o primeiro a identificar essa cepa, sendo o responsável por difundi-la na França. A adaptação de Malbek para Malbec ocorreu numa alusão a uma palavra semelhante em francês que significa "mau pico", devido ao sabor áspero e amargo típico do encontro desta variedade com este terroir. Nebbiolo Essa uva tem seu nome em referência ao nevoeiro que se instala nas vinhas das colinas do Piemonte, na Itália, durante o período da colheita.

Carmenère Seu nome tem origem na palavra carmim, em referência à cor que as folhas adquirem, antes de cair no outono. Foto vinhedo com Carmenère no Chile, da vinícola Santa Carolina

Fonte:http://www.tintosetantos.com/index.php/conhecendo/ahistoriadovinho/217-dando-nome-as-uvas



54 3459-1157 | 54 2102-7263

salini@salini.tur.br

RS 444 - km 19,5 - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves - RS
CEP 957000-000

Salini Turismo © 2013 - Todos os direitos Reservados